top of page

Incendio na área protegida de Serra Malagueta faz até então 23 feridos e 9 mortes

Segundo o Serviço Nacional de Proteção Civil, o alerta do incêndio foi dado às 10 horas e 30 minutos no sábado, dia 1 de abril, na Serra Malagueta, localizada na ilha de Santiago, Cabo Verde. As chamas espelharam rapidamente pela vegetação seca da região montanhosa, sendo o fogo dado por extinto ontem 03/04.




Infelizmente, o incêndio deixou um saldo de muitos danos ambientais e sociais. Aproximadamente 60 a 70 hectares de terra foram destruídos, de acordo com o Ministério da Agricultura e Ambiente, vegetações arbustiva e pastos, e algumas casas forma devastadas.


Acidente de aviação em Guindon


No dia seguinte, na sequência do incêndio, por volta das 17:20 horário local, uma viatura com 31 militares destacados para reforçar o apoio no terreno, por razões ainda a serem apuradas, acabou chocando com uma rocha perdendo o controlo e capotando.


O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, António Duarte Monteiro afirmou terem resultado oito óbitos, sendo um sargento, um primeiro cabo, três segundos cabos e três soldados, e explicou ainda que cinco dos óbitos ocorreram no local, dois no hospital de Tarrafal e um no hospital Regional de Santiago Norte.




Conforme o mesmo, do acidente resultaram ainda 23 feridos, sendo que dez militares ainda se encontram hospitalizados, no Hospital Agostinho Neto, na Praia, oito em situação clínica estável.


O monitor ambiental, Gabriel Estevão de 35 anos, acabou vindo a óbito na sequência do acidente. A ele se juntam oito militares das Forças Armadas segundo a atualização dos dados feito às 23:05 (02/04 horário local), em comunicado emitido pela instituição castrense.


Segundo as autoridades, um homem está detido na esquadra da Polícia Nacional na Assomada, por suspeita de ser o autor do fogo.


O Governo decretou dois dias de luto nacional (03 e 04 de Abril) em memória dos militares, falecidos no acidente.


O Governo vai dar todo o apoio aos familiares daqueles que faleceram, assim como o apoio àqueles que praticam agricultura, a pecuária e que foram atingidos por este incêndio.


O incêndio que começou na manhã de sábado, em Serra Malagueta, alastrou-se para as zonas de Curral de Asno, Locotano, Pedra Cumprida, Curral Velho, Monte Vermelho, Ponta Txada, Figueira das Naus e Fundura.


A Serra malagueta é uma importante área de preservação ambiental em Cabo Verde, abrigando uma grande diversidade de espécies da fauna e flora local.


Fonte: Inforpress Cabo Verde

26 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page