O que é alteração climática?
O clima é visto como um padrão de tempo em uma determinada área. Por exemplo a temperatura na Amazônia é sempre alta e chove quase todos os dias, enquanto na Antártica, a temperatura é sempre baixa e quase não chove. Quando ocorre uma mudança na temperatura normal e na quantidade de chuva numa determinada área, há uma transição no padrão do tempo. Isto é ALTERAÇÃO CLIMÁTICA. Esta mudança no padrão do tempo não está a ocorrer somente em algumas áreas, é observada no mundo inteiro.
O clima da Terra mudou radicalmente muitas vezes desde a formação do planeta há 4,5 mil milhões de anos. Tem oscilado entre períodos quentes e períodos glaciares; estes ciclos duraram sempre dezenas de milhares ou milhões de anos. Nos últimos 150 anos (era industrial), as temperaturas aumentaram mais rapidamente do que nunca.
Clima
O clima é a descrição estática de padrões relevantes de mudança do tempo meteorológico num determinado período de tempo, como por exemplo: a temperatura, precipitação e o vento. Para caracterizar o clima de uma determinada área, a Organização Mundial de Meteorologia (OMM) definiu um período de 30 anos como base para estabelecer a normal climatológica de um local. A partir da comparação entre o valor da normal climatologia (observado no período de 30 anos) e o valor referente ao mesmo parâmetro, por exemplo a temperatura, mas para um outro período temporal (os primeiros 3 meses deste ano por exemplo), é possível perceber a sua variabilidade e evolução.
O clima da Terra é determinado pelo constante fluxo de energia proveniente do Sol que atinge a superfície do planeta. A atmosfera enfraquece o feixe solar por absorção, dispersão e reflexão. Cerca de 30% da radiação solar é imediatamente refletida de volta para o espaço.
A restante energia penetra na atmosfera e é absorvida: a fração de radiação ultravioleta (UV) (de pequeno comprimento de onda).
Ela é parcialmente filtrada na estratosfera, devido à presença de ozono e a radiação que atinge a superfície terrestre é na sua maioria visível; a energia solar que atinge a superfície do globo é absorvida pelo solo, água e ar.
Gases de Efeito Estufa
Uma parte da energia absorvida pela superfície terrestre é reenviada para o espaço, na forma de radiação infravermelha (IV), (onda de grande comprimento). Quando atravessa a atmosfera a radiação IV é absorvida pelos gases que constituem a atmosfera como:
Nitrogénio molecular e Oxigénio O2 ≈ 99%; Vapor de água, Dióxido de Carbono CO2 , Óxido Nitroso N20 e Metano CH4 . O CO2 e vapor de água são os principais gases absorventes, e por isso são conhecidos como os principais gases com efeito de estufa (GEE).
Com o aumento de emissões de GEE, a sua concentração na atmosfera aumenta e, como consequência, o efeito de estufa é potencializado. A quantidade de energia absorvida pelos GEE é maior, bem como a quantidade de energia que atinge a superfície terrestre, emitida por estes, o que se traduz num aumento da temperatura média do planeta.
O CO2 , o CH4 e N2O são os principais gases responsáveis pelo aumento do efeito de estufa, representando atualmente 99% das emissões de GEE provocadas pelo Homem.
Potencial de Aquecimento Global
Em inglês Global Warming Potencial-GWP, é uma medida capaz de determinar como uma quantidade de GEE contribui para o aquecimento global. O GWP é uma medida relativa, uma vez que é calculada tendo em conta uma outra unidade de medida, o CO2 , (cujo potencial é definido como 1).
Ou seja, é possível determinar o potencial que 1 kg de qualquer GEE tem em absorver calor na atmosfera, tendo a mesmas quantidades deste gás em CO2, na qual definimos como equivalente ou e CO2e.
Comments