Posse de Lula reuniu diversos líderes dos países lusófonos
É a terceira vez que o presidente do Brasil assumiu o cargo
No Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva foi empossado como presidente da república pela terceira vez. Lula já tinha sido eleito anteriormente em 2002 e 2006. A cerimônia de posse que aconteceu em Brasília, capital federal, reuniu diversos líderes mundiais como presidentes, primeiros-ministros, ministros, enviados especiais e representantes internacionais.
Representantes de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, Timor Leste e São Tomé e Príncipe participaram da solenidade.
Um dia após a posse, o presidente do Brasil postou uma foto em seu Instagram ao lado de Marcelo Rabelo de Sousa, presidente de Portugal, e Umaro Sissoco Embaló, presidente da Guiné Bissau. Na legenda da foto com Embaló, Lula reafirmou o compromisso em fortalecer as relações com o continente africano.
Durante o primeiro e segundo mandato do novo presidente brasileiro, foram realizadas 19 visitas aos países da lusofonia: em uma vez para Guiné Bissau Guiné Equatorial e Timor Leste; duas vezes para Angola, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe; três vezes para Moçambique e sete para Portugal.
Representantes dos países de língua portuguesa
João Lourenço, presidente de Angola.
José Maria Neves, presidente de Cabo Verde.
Umaro Sissoco Embaló, presidente da Guiné Bissau.
Esperança Bias, líder do parlamento de Moçambique.
Marcelo Rabelo de Sousa, presidente de Portugal.
José Ramos Horta, presidente de Timor Leste.
Alberto Pereira, ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades de São Tomé e Príncipe.
Zacarias da Costa, secretário-geral da CPLP.
A volta do Brasil na cena internacional pelas boas razões