Voto antecipado nas eleições galegas.
As pessoas galegas que estejam fora em estas datas também podem votar!
1. Se estiveres na Espanha:
Para as eleições do 18 de Fevereiro tens até o día 8 do mesmo mes para pedires o Certificado.
Se estiveres na Espanha tens de ir á web de correios (www.correos.es ) ou em qualquer oficina de Correios da Espanha. Só precisas do teu número de identificação (DNI), Passaporte ou carta de condução original.
A documentação será remitida por correios a partir do 29 de janeiro e será aceitada em oficinas até o 15 de fevereiro.
2. Se estiveres temporalmente fora da Espanha:
Tens de estar registrada como não residente em Registro de Matrícula do Consulado, se fores ao Consulado para registrarte, podes votar no mesmo momento.
Se estiveres registrado tens de ir ao consulado ou embaixada pelo impreso de solicitude do voto por correio.
Uma vez coberto tens de o voltar deixar lá e enviá-lo à delegação Provincial de Oficina do Censo Eleitoral, com a tua atual direcção postal para receberes a documentação. Lembra levares DNI ou passaporte original para a verificação.
A informação recebida no domicilio será as papeletas, uma folha explicativa e um impreso para a devolução dos gastos do envio do voto por correio e o certificado de inscrição no censo entre outros. Só tens de enviar á mesa eleitoral:
o certificado de inscrição no censo
a papeleta escolhida
(E se quiseres) a devolução de gastos de envio coberta
Tens até o 14 de fevereiro.
3. Se estiveres permanentemente no estrangeiro:
Tens de estar censado no Censo de residentes ausentes (CERA). As Delegações Provinciais da Oficina de Censo Eleitoral enviarte-han a documentação á tua direção asignada.
Há dois envios, só precisas os receber, não há nenhum paso previo (se estiveres inscrito no CERA).
Primeiro envio: do 13 ao 19 de janeiro aproximadamente (com o tempo de recepção no país)
Envelope com a direção da Junta Eleitoral competente. Outro envelope com a direção consular donde estiveres inscrita. Um último envelope da votação, dos certificados de estar registrado no censo (CERA) e uma folha informativa.
Segundo envio entre o 24 e 28 de janeiro com as papeletas.
Para votares tens de remitir o envelope à Junta Eleitoral por correio certificado até o 13 de fevereiro. Também podes entregar o envelope pessoalmente na oficina consular na que estiveres registrada, do 10 ao 15 de fevereiro.
É um requisito indispensável enviar uma fotocopia do DNI ou passaporte ou uma certificação de nacionalidade expedida pelo Consulado da Espanha do país no que viveres.
Para mais informação:
Comments